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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Basta de violência no trânsito!

Para tentar evitar a repetição da carnificina nas estradas e nas ruas que matou pelo menos 379 pessoas no Rio Grande do Sul no verão passado, o Grupo RBS lança campanha de conscientização com o objetivo de mudar o comportamento do público que mais morre no trânsito - os homens de 18 anos a 29 anos

Em uma nova bandeira institucional, o Grupo RBS lança hoje um apelo pela paz nas estradas. A campanha Violência no Trânsito - Isso Tem que Ter Fim busca atingir o público que mais mata e morre no trânsito no Brasil, os homens jovens.

O enfoque foi escolhido a partir de consultas a estatísticas e a especialistas. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que 46% dos acidentes com vítimas no Brasil têm condutores com menos de 30 anos, a maioria homem. Para estudiosos como o presidente do Instituto de Segurança no Trânsito, David Duarte Lima, a associação entre velocidade e virilidade aparece entre as causas principais da chacina nas estradas. Recorrendo ao bom humor e dispensando imagens de acidentes, a campanha vai mostrar que homem de verdade é prudente ao volante.

- Não queríamos uma campanha como todas as outras, pois pretendemos mudar comportamentos. Buscamos, então, um enfoque para sensibilizar o jovem - explica a diretora de marketing corporativo do Grupo RBS, Lucia Bastos.

Os gaúchos e os catarinenses conhecerão a partir de hoje, nas emissoras de TV, nas rádios e nos sites e jornais da RBS, as peças elaboradas para a campanha. Na primeira etapa, que vai até 31 de dezembro, os comerciais vão comparar a necessidade de afirmação que leva os homens a provocarem colisões nas estradas ao comportamento de animais que se lançam uns contra os outros para impressionar as fêmeas. O objetivo é relacionar a irracionalidade animal com motoristas irresponsáveis.

Paralelamente à veiculação das peças publicitárias - que ocorrerá ao longo de todo o verão, período de movimento nas estradas - , haverá uma mobilização editorial da RBS. Os veículos do grupo vão abordar o tema em reportagens, comentários e artigos. Hoje, no lançamento da campanha, apresentadores e comentaristas de TV usarão uma camiseta alusiva. Nos jornais da RBS, os colunistas também aparecem nas fotos publicadas em seus espaços vestindo a camiseta branca com os dizeres "Violência no Trânsito - Isso Tem que Ter Fim".

Outra frente da mobilização serão as blitze promovidas em diversos pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para a distribuição de adesivos para automóveis e de folhetos informativos. Como a campanha está voltada para o verão, muitas dessas ações ocorrerão na orla dos dois Estados. Também estão previstas atividades especiais para os milhares de jovens que vão comparecer às edições gaúcha e catarinense do Planeta Atlântida.

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